quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

[Contos e Histórias] Nascido na dor, crescido no sofrimento, abençoado nos sertões.

Totonho Valente, Matador de Bestas.

Nascido na dor, crescido no sofrimento, abençoado nos sertões.

Ano de 1708 de nosso Senhor. Seguindo as pistas dada pelo conselho da Ordem, sobre os últimos relatos de Padre João, dos idos de Itabaiana até o reduto a qual chamam Itabaianinha. Segui as informações. As pistas eram fortes, os indícios eram claros. Os Servos dos demônios agiam claramente e sem maiores precauções. Tomei minha companhia de viagem, o pequeno Alfredim, dei-lhes as águas e alimentos necessários.
A atividade era intensa. Conduziam gados e carroções a terras que já tinham donos. Com certeza se houvesse verdadeiras autoridades, estas estariam preocupadas. Segui o menino servo, como era de meu conhecimento, ele seguiria até seus mestres. Já estou experiente em certos percalços, mas sem dúvidas um meninote em qualquer idade, não lhe restaria a fazer o básico, beber de água, como qualquer amaldiçoado aquele meninote não bebia água a 15 dias, estava forte como um touro, eu e o Alfredim seguíamos nesse "breve" período.
Segui como dito as pistas, encontrei-me na localidade de Lagarto, povoado pequeno. O rápido moleque tinha sumido, um sinal claro da atividade de seus mestres. Os sinais das trevas eram evidentes. Alguém tinha me prestado serviços, vi um sol negro entalhado em um canto, talvez nesse símbolo se não me engano, havia uma cruz entalhada. O demônio que o fizera era audacioso. Tratei de imediato buscar as pistas e caça-lo. A brincadeira era cruel as pistas eram latentes, mas estavam claramente sendo apagadas. Metodicamente, umas a umas. Pelo que, me permiti saber da gravidade da situação que me encontrava.
A partir de algum momento passei a ser caçado.
Estava cercado e acuado no meio da vastidão. Contudo se sai-se de lá como um velho poltrão assustado seria de imediato detectado. Juntei-me ardilosamente a serviços menores num dos currais. Serviços menores e solitários. Garantiria assim meu anonimato. Não recuei, minha caçada persistia no jogo letal e pelo tempo, contudo o tempo tinha outros planos para mim.
Estávamos então em 1729, pelo o que eu considerava real, quando soube dos acontecimentos em itabaiana. Só reforçaram minhas convicções. A guerra em algum momento havia cessado? Questionei-me. Contudo as informações vinham e juntei-as, muitos meninotes daqueles haviam morrido, havia algo que não havia considerado no quadro. A guerra entre os demônios estava em prosseguimento, uma brecha ao qual poderia aproveitar. Meus velhos passos haveriam de ser dados, não poderia desistir. Contudo a vida me pregou uma peça a qual eu devia de dar atenção...

Nenhum comentário:

Postar um comentário