quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

[Contos e Histórias] Incidentes Cruciais: Da Calamidade à Conquista e Estabilidade.

Incidentes Cruciais: Da Calamidade à Conquista e Estabilidade.
Registros recuperados por IHVOC, que crer que seja de 'Vigário da Fé'.

Por Leroi Desfleurs

Dos pântanos e emaranhados estranhos segui rumo ao grande rio e ao entreposto do Urubu, fácil foi obter a informação, os flamengos com suas exigências sobre seu fortim a muito me ajudaram. Segui todas as pistas e as "provas do inimigo", conquanto parecia-me que deveras era hábil, não havia evidencias de um estabelecimento condicente a nossa raça. Nem condicente a um bem sucedido conquistador, sem duvida o medo e a familiar opressão pairavam como uma neblina ténue e constante.
Clamei só, perante a infinita escuridão, a posse inequívoca e solitária de minha pretensão. Nada me respondeu evidentemente. Longas noites se passaram, esforço e dedicação em coisas quotidianas e fugazes me eram exigidas, se tivesse suor e lágrimas as teria disposto a essa terra seca. Tão logo, finalmente estabilizado, me arvorei de minhas antigas convicções e uma crescente e presente arrogância. Sabia do pequeno passo a ser dado, na ténue navalha da noite.
Envie tão logo o pude o comunicado. Ora que arrogância me arvorei. "Eu Duque do São Francisco e Cerco do Urubu, afirmo minha pretensão de posse 'ut possidentis' dessas terras, filio minha fé no compromisso acertado, clamo cadeira frente ao Conselho assim como posto no contrato auferido." Teria sido formal demais, jamais saberei. Contudo o pequeno passo rumo a pretensão tinha dado certo, resposta chegará prontamente, "Saúdo-vos ó Duque, terá sempre cadeira cativa a esse Conselho, Natanael Portis Negrão, Senhor do Cotinguiba".
Assim me inserir com grande honras a esse pequena comunidade e sociedade. Empenhava agora os domínios do norte ao nosso pequeno reino 'faça você mesmo' e meus novos associados. Não negligenciei minha intrépida vontade de sabotar os Flamengos e estabilizar a região para o meu intento.
Tão logo me apercebi dos boatos, do perigo que a tempo não havia de ter encontrado, primeiramente como pequenos e isolados acontecimentos, um 'escravo encontrado cravejado de pedras', uma 'criança degolada amarrada ao jerico' e tamanhas ofensas corriqueiras desse tempos de guerra, contudo deparei-me com os fatos, não eram atrocidades impetrada pelos afectados flamengos. Tratei de averiguar o que o Conselho tinha de informações sobre as atividades dos Iberos. Recebida os informes datei de compreender que eles estavam dispostos ao largo de itabaiana e e descendo a serra com escaramuças. Muito longe para ataques de escaramuças. Meditei, temerosamente juntei em meu quadro mental as informações. Um coisa atroz e cruel jazia a sua índole perversa a região, arvorei-me a obter informações constatando as redondezas do Brejo Grande o maior numero de danos.
Não pude agir, o afã da batalha do Urubu a todos nos pregou uma surpresa. Depois da recuperação os fatos de brejo grande persistiam. Noticiei os fatos e pedi ajuda especializada. Jamais pensei que a necessitaria. Como não hesitei ceder a minha curiosidade vi-me nos arredores de Brejo Grande esperando o acontecimento. Julguei-me exposto, assim procurei dar-me abrigo.
Tão logo em poucas noites, minha curiosidade era satisfeita, vira a criatura em veste macabras de palha, ritual tão funesto só vira no velho continente, mas esse era totalmente diverso, todo vestido de palha dos pés a cabeça, sacolejava um cetro ensanguentado de palha, gritava alto coisas profanas, tampei os ouvidos, uma nevoa verde se erguera. Jamais considerei entrar em pânico, mas essa era um daqueles momentos em que se cogitar tal coisa era deveras razoável. Dous negros d'africa fortes traziam uma jovem Batava nua e esperneante ao Ser de palha. Dois jatos de chamas saíram da boca do ser de palha, juntei toda minha coragem e me contive. A vitima tão logo tivera seu coração arrancado, o cheiro de sangue parecia um convite perverso, mas o medo me convenceu de rejeita-lo.
longos minutos se passaram, não queria estar ali, olhava fixamente esperando que tudo acabasse logo, era somente o que eu queria naquele momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário