quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

[Contos e Histórias] Crônicas de Ataban, o Atarracado.

Crônicas de Ataban, o Atarracado. Cronista-Mor de Zebedeu. A Guerra e a Queda.


Por sua santissima clemência e piedade, nos idos de nosso Rei único e Soberano, dos distante sertões e amados por todos, por clemência de sua Alteza Imperial abençoado por nosso santissimo padoeiro e enviado de Deus, Dom Sebastião, para coroar seu único representante o Majestoso e Glorioso Zebedeu, dos sertões et orbis.

Assim seu Cronista-Mor, assim assinalado por sua alta clemência e piedade, Ataban o Atarracado, nos idos destas terras dos Mungurus, lacaios de sua Santidade Zebedeu .

Assim consta do supremo registro do legado, como de muitos impérios pifios sobre o mundo, nada se compara aos doze trabalhos de Zebedeu, inclemente contra os fracos e infieis. Na sua cruzada contra o mal, se dirigiu em campanha e ordem aos idos das ditas terras dos Itabaianas, assim para confirma os rumores sobre o que se diz em ofensa a sua Altissima dignidade de terem usurpado tais terras outrora ideias pagãs e hereges dos tal Lancae Sanctum.

Nessas condições de humilde protetor da verdadeira fé e algoz implacavél dos infieis, sua dignissima presença assim ostentou a verdadeira cruzada pelo nome do Santo. Assim registra a história que caçou por meios tais, que notório saber de todos pôs fora a toda corja herege e seus trezentos cavaleiros do apocalipse. Sertão adentro não lhos deu descanso, descendo a serra a um só passo, gigante o fez Dom Sebastião naquele momento. Quinhetos raios cruzaram os céus em homenagem ao campeão da Fé na terra.

Incitando os odiosos indios e gente primitiva aos invasores de Itabaianas, o Sagaz General orientado diretamente pelos Anjos e Arcanjos, São Mateus, São Gabriel, atendendo a prece do principe Santo Dom Sebastião para auxilio de Zebedeu o Clemênte, fiel arauto do Santo na terra. Longas noites de batalhas e crimes contra Deus foram tidos, mas mais uma vez vitorioso Zebedeu venceu.

Padres e expedições enviadas pelos filhos pecaminhosos de satã e as traiçoeiras serpentes dos ditos Lancae Sanctum foram destruidos prontamente nos idos do Itabaianas. Alvoroço terrivel entre os selvagens repercurtiu.

Tão logo finda a humilhação dos servos de satã se fez frente aos atos do Santos. Mil Clamores ecoaram pelos sertões desconhecidos. Novas gentes noturnas chegavam e vieram prestar suas homenagens ao Arauto do Santo. Tão logo puseram pés nas sagrada terra, muitos os quais Zebedeu, o clemente, mandou pôr á ferros, por ver imediatamente por aviso direto da Santa presença, as terriveis camuflagens que os seguidores de satã punham a vista de todos em engodo, que por certo não podia enganar o Santo e o Seu Enviado. Longas noites de lamentos e agonia tem se passado. E frente a verdade do Santos esses infieis ainda ousa negar a confissão, a ferro e outros tormentos eles recebem a ira divina.

Testemunhos dos murungus e pessoas da estância do Geremoabos são colhidas habilmente pelas artes da verdade a que se dispõem o Favorecido. Curando os enfermos e cegos da verdade. Dizem detratores males do Reino da Felicidade na terra, cousa por demais pecaminhosa. Zebedeu sabendo disso iniciou o preparativo de uma Cruzada de Fé pela verdade proferida pelo Santo e a vontade dos Céus e os Milagres na Santa terra.

Assim tenho posto em fé e resoluta convicção as crônicas, nesse ano de nossa Fé em hum mil setecentos e vinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário