quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Shadows Ciriji: Convulsões! Relatório de Fim de Temporada!


Shadows Ciriji: Convulsões! Relatório de Fim de Temporada!

Os jogadores foram variados, contando com até 4 jogadores estáveis. E 2 durante toda temporada, e 3 nesse final de arco de história. Completando o ano dessa campanha iniciada em 2010 frente a experimentos realizados em eventos variados. 
As considerações ao modelo de campanha confirma que: sim, foi uma campanha violenta e sanguinária, atropelando personagens jogadores e npcs impiedosamente na maior parte das vezes. Tanto pelos aspectos de opção, com o Projeto Primazia e suas regras própria, e com o acréscimo do tabuleiro inspirado no próprio jogo de tabuleiro. Minhas considerações ficam com o perigo da própria temática, absolutamente de temática adulta e desaconselhável mesmo para todo o tipo de público não preparado para tal, não apenas por algumas vezes seguir a temática "ação", "drama" e 'terror'... Nisso a imersão causou aos jogadores despreparados uma pertubação, sim eles se sentiram ofendidos mesmo. 
A velocidade da violência, e da predileção dos jogadores a pensar que estão em "jogo de heróis", que são "pessoas boas e vão derrotar o vilão" fora uma agravante terrível, e a "síndrome do: Eu sou Batman!" também, jogadores que também achavam que tinham o direito de causar o mal real e acabar com a diversão dos outros jogadores também fora percebida...
Reparos foram feitos na medida do possível. A construção da história não depende somente do narrador. Em minha consideração exponho também que: são adultos e não me cabe dar-lhes lição alguma... Quando me encho, meto-lhe um tchau. Cabe o respeito mutuo também. Buscar inspirações Motivacionais e ou sessão de psicoterapia em jogatina de rpg é realmente despropositada. 

Nisso tomo as lições do site: http://boardgameszone.blogspot.com/

Os 10 Mandamentos que regem uma boa jogatina

É sempre bom lembrar de algumas boas maneiras que devem ser praticadas numa mesa de jogatina, seguem algumas delas:

1. Tenham uma coisa em mente: jogatina e comida não combinam. Não ouse tocar em algum componente do jogo com as mãos gordurosas;

2. Não de palpite nas jogadas dos outros, a não ser que seja para ajudar algum novato;

3. Crianças e jogos não costumam ter uma química saúdavel, se vc quer manter seus jogos intactos  e não quer que seu filho ou sobrinho tenham um meeple entalado na garganta, mantenham-os bem longe da mesa;

4. Não interromper o ser iluminado que estiver explicando as regras;

5. Não abandonar uma partida no meio. Se não tiver tempo para jogar, não jogue;

6. Seja rápido na sua jogada. Já vá pensando na sua próxima jogada assim que terminar de realizar uma. Se quer tempo para pensar vá jogar xadrez;

7. Não praticar atos ilícitos durante a partida, lembrem-se que é apenas um jogo;

8. Seja imparcial na sua jogada, não é porque é sua namorada ou algum amiguinho que irá favorecê-lo (a);

9. Quando for jogar concentre-se no jogo, ficar assistindo tv ou ouvindo música para quando chegar sua vez vc estiver boiando só atrapalha os demais;

10. Divirtam-se, o intuito das jogatinas é apenas este.


Lições simples a serem observadas, traduzindo: simples e boa educação básica.
Quer fundamentos filosóficos funde uma Religião...

Considerações da Temporada Shadows Ciriji: Convulsões! (O "por dentro do jogo!").
As estruturas de jogo mudaram no decorrer do tempo, por necessidades variadas de campanha e de contingencias... 

A mudança para uma estrutura mais feudal fora o objetivo, trocando a estrutura parlamentar que simplesmente não é entendida em termos de responsabilidade e construção de histórias com liberdade. Muitos faziam um discurso e simplesmente faziam libertinagem, eis o ajuste indiscutível necessário para correção do objetivo de campanha. A vitória do sistema do "Ducado"....
A estrutura teórica de hierarquia de npcs foi ajustada, mas sua essência fundamental foi preservada nesse ano e ainda muito anterior, desde 2006. Um sucesso para essa estrutura teórica...
Mudanças na estrutura de "milicia" feita para o contexto da campanha de 2009... Substituição final do sistema de "Concelhos", justificativa supracitadas acima. 

Relações de História:
Clã Ventrue
Se mantem Primaz, mantêm a Praxis. Tanto por predileção de narração, quanto a sucesso das historias...
"O Clã se mantêm estável, apesar da perda considerável de neófitos e npcs Carthians... Seus quadros não foram prejudicados nas guerras... Seu poder continua em xeque com a ameaça da Horda".

Clã Daeva
Prejudicado, perdeu alguns Npcs chave para supremacia do clã.
"O clã fora ferido em campo de batalha perdeu um de seus anciões. Necessita reparar a falta de 1 membro em seus quadros".

Clã Gangrel
Derrotado na guerra e campanha. Não se pode de falar de certos indivíduos que não representam maioria do clã.
"O Clã mais prejudicado na guerra. Perdeu muitos Neófitos em conflitos desnecessários e na guerra dos anciões. Perdendo três de seus anciões e descendo na escada de poder para um terceiro amargo lugar. O arauto ainda mantém a respeitabilidade do clã, não o poder... Necessita reparar a falta de 3 membros em seus quadros".

Clã Nosferatu
Se mantém regular, sua falha ainda é reflexo da grande matança de seus anciões na campanha retrasada.
"O Clã se mantêm estável, perdeu neófitos na guerra, e colocou seus Comissários em risco. A ameaça ao clã é mais pela predileções politicas de seus membros. Não teve seus quadros prejudicados".

Clã Mekhet
Ainda não há ancião de respeitabilidade no clã, grande derrota da campanha retrasada, não houve recuperação efetiva nessa campanha. Ainda manchados por ter anciões na Horda...
"O Clã teve grande baixas em seus quadros e muita perda de neófitos durante o decorrer da guerra, nas ultimas etapas conseguira uma breve estabilidade. Mas ainda não é uma recuperação. Amarga a ultima posição todavia,  Necessita reparar a falta de 1 membro em seus quadros".

Coalizão Invictus
Perdeu muitos neofitos para manter suas posições de Praxis, sem duvida foram postos a prova, a Horda continua sendo um empecilho para quaisquer força em comando. Seus quadros se mantém regulares apesar das baixas entre os Invictus Gangrel.

Coalizão Lancea Sanctum
Ainda se mantém em reves devido as perdas da campanha anterior, não teve melhoras quanto a posição frágil nas relações na Orbis, embora tenha grande influencia aos que lhe restam. Necessita reparar a falta de 3 membros em seus quadros.

Coalizão Circulo da Anciã
Se mantém regular, com baixas entre os neófitos nas guerras. Não houve melhorias significativas, já perfazendo a terceira campanha. 

Coalizão Mov. Carthian.
Grandes derrotados na campanha anterior, continuo a campanha de terrorismo e sabotagem, mas não obtendo algum sucesso. Ainda mantém as hostilidades. Baixas terríveis entre neófitos. Perdeu membros da Milícia. Faltam 2 membros em seus quadros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário