http://www.famecpr.edu.br/FreeComponent16661content147243.shtml
Matrículas Abertas
Curso de Introdução ao uso do RPG como Tecnologia Educacional
O RPG (Role Playing Game ou Jogo de interpretação de papéis) é um jogo de contar história e interpretar, um grande faz-de-conta com regras e leis, no qual cada jogador cria um personagem com características físicas, psicológicas e sociais próprias e passa a interpretá-lo.
O objetivo do jogo de papéis não é a vitória, a conquista, mas sim o processo, a caminhada. Mesmo que o objetivo não seja alcançado, que a princesa não tenha sido salva, o personagem continua lá, com seus defeitos e qualidades, passível de maiores aventuras e aprendizado.
O objetivo do jogo de papéis não é a vitória, a conquista, mas sim o processo, a caminhada. Mesmo que o objetivo não seja alcançado, que a princesa não tenha sido salva, o personagem continua lá, com seus defeitos e qualidades, passível de maiores aventuras e aprendizado.
A união da prática do RPG com a Educação não é novidade, entretanto é uma prática muito pouco difundida. Ela se sustenta principalmente por possibilitar maior:
- Comprometimento e interesse pelo aprendizado;
- Desenvolvimento do trabalho em equipe;
- Capacidade de argumentação e pensamento crítico;
- Interesse pela pesquisa.
- Desenvolvimento do trabalho em equipe;
- Capacidade de argumentação e pensamento crítico;
- Interesse pela pesquisa.
A introdução do RPG busca resgatar o interesse do aluno em aprender, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais proveitoso.
Objetivo Geral: • Introduzir conceitos do jogo de RPG e suas possibilidades no contexto escolar
Objetivos Específicos: • Resgatar o conceito de jogo e sua aplicação na educação;
• Conceituar e diferenciar as variedades de jogos de RPG;
• Compreender as possibilidades do uso do jogo de papéis na educação;
• Possibilitar a utilização do jogo de papéis nas aulas dos professores participantes;
• Possibilitar a capacidade de auto-desenvolvimento dessa tecnologia
• Conceituar e diferenciar as variedades de jogos de RPG;
• Compreender as possibilidades do uso do jogo de papéis na educação;
• Possibilitar a utilização do jogo de papéis nas aulas dos professores participantes;
• Possibilitar a capacidade de auto-desenvolvimento dessa tecnologia
- | O Jogo e a Educação |
- | Vivência de jogos de RPG |
- | Jogo de papéis: história, evolução |
- | Diferenciação de sistemas dos jogos de Papéis |
- | Jogo de papéis e Educação |
- | Práticas de memorização e improvisação |
- | Desenvolvimento de novas tecnologias educacionais |
- | Elaboração do material para o jogo de papéis |
- | Estrutura do jogo e sua aplicação |
- | Carga Horária: 40 horas |
Matricule-se aqui de 13 de setembro à 14 de outubro de 2011
Confirmação de Turma: 17 de outubro (mínimo de 20 alunos)
Aulas: 22/10 à 19/11
|
- Sábados das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00
|
Cada participante terá direito:
- 1 Cd com os arquivos dos materiais utilizados no curso
- 1 certificado de participação
- Coffee Break de manhã e de tarde
- Kit de dados multifacetados
- 1 Cd com os arquivos dos materiais utilizados no curso
- 1 certificado de participação
- Coffee Break de manhã e de tarde
- Kit de dados multifacetados
Investimento: R$ 150,00 (desconto de R$ 50,00 para pagamentos até 30/09)
Formas de pagamento: cartão débito/crédito ou boleto bancário
Ministrante:
Matheus Vieira - Psicólogo, mestre em Educação. Aplica RPG em ambientes escolares desde 2006.
Mais informações: (41) 3593-1200
Nenhum comentário:
Postar um comentário